Arte sonora

Cinema para os ouvidos / Cinema for the ears

Performar a escuta – Caminhada de escuta site specific

Os participantes caminham em silêncio em algum lugar da cidade ouvindo uma peça radiofônica por meio de fones de ouvido. A narrativa sugere interações com o lugar, seja em relação às práticas sociais, história ou arquitetura.

O trabalho começa questionando a escuta para depois mergulhar no universo da obra literária “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, transformando o espaço urbano em um sertão dentro dos ouvidos.

A experiência engendra um deslocamento entre o lugar real e o espaço acústico imaginado enquanto se caminha pela cidade, e assim dando um outro sentido à própria cidade como ambiente da narrativa.

Com os fones de ouvido dentro da bolha sonora, surge outra camada de realidade. A peça sonora é especialmente produzida para escuta em fones de ouvido.

Cartografia de sonoridades SONS DO PORTO / Cartography of sonorities Sons do Porto

http://www.sonsdoporto.com

Desde 2010, a região portuária do Rio de Janeiro vem passando por aceleradas mudanças estruturais e arquitetônicas que também transformaram o uso dos espaços públicos. O projeto Sons do Porto nasceu com o objetivo de acompanhar essas transformações, privilegiando o aspecto sonoro.

O som é uma variante importante da experiência urbana que pode dar pistas sobre como as pessoas se relacionam com a cidade. Espaço e som possuem íntimas relações. O som cria territórios e ele próprio também é modificado pelos aspectos culturais, sociais e físicos de um lugar.

O projeto Sons do Porto estimula a experiência aural. O ambiente acústico pode nos dar informações a respeito de nosso modelo de desenvolvimento, cultura e comportamento.

Esse trabalho foi iniciado durante meu doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro na COPPE/LTDS e desenvolvido em parceria com o Sonic Arts Research Centre, da Queen’s University Belfast, em estágio que fiz na Irlanda do Norte com apoio da Fundação CAPES.

Cidade ao redor / The city around

Os participantes caminham pela cidade de olhos vendados, o que os predispõe para a escuta do ambiente ao redor, e não só para o que está à nossa frente, capturado pela visão. A capacidade de escuta parece estar arranhada e precisando de reparos. Engajar- se com o dia-a-dia, o comum, o habitual é também uma forma de sensibilizar e restabelecer essa capacidade. Como escutar o urbano?

A Cidade ao Redor é uma proposta prática para interagir com a cidade que dialoga com o conceito de “escuta cartográfica”, desenvolvido durante meu doutorado, e que busca investigar qual seria a potência da escuta em cenários capitalistas e se há maneiras de lidar com o sonoro fora de um subjugo. É possível politizar a escuta? CIDADE AO REDOR convida a aprender sobre o espaço através de suas sonoridades. O que os sons nos dizem sobre o espaço?

Mantra

Ruído água

Voz que vende / Voice that sells

Instalação sonora que aborda os pregões nas feiras livres do Rio de Janeiro. A performance das vozes que vendem.

“Escutando a cidade” / Listening to the city

“Escutando a cidade” propõe experienciar a cidade pelos seus sons através de dinâmicas como caminhadas, gravação de áudio e escuta da paisagem sonora. Essa viagem exploratória foi iniciada no Porto do Rio de Janeiro, originando o projeto “sons do porto” www.sonsdoporto.com